INFORMÁTICA E A EDUCAÇÃO
Informática educativa refere-se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar, enquanto recurso pedagógico
a ser utilizado pelo profissional docente. Embora o termo informática
não seja o mais atual (comum na década de 80), o termo informática
educativa continua sendo utilizado pelos profissionais da educação. No
âmbito escolar, também podemos considerar o computador como um
dispositivo de tecnologia assitiva e portanto como um facilitador de inclusão escolar e social.
O objetivo da informática educativa é utilizar o computador - para
acesso à internet e softwares educativo - enquanto recurso pedagógico
para as aulas de diferentes disciplinas, incentivando a descoberta de
informações e a construção do conhecimento tanto do aluno quanto do
professor. Desta forma, cabe ao profissional docente refletir sobre as
possibilidade para que as ferramentas computacionais contribuam
efetivamente para a construção do conhecimento por seus alunos, e por
isso perguntas sobre: "por que", "quando" e "como" usar o computador são
fundamentais para auxiliar numa efetiva construção do conhecimento.
A
depender do espaço físico e da grade curricular nas escolas, os
alunos podem ter aulas da disciplina de Informática, ou caso não tenham
esta previsão curricular (realidade da maioria das escolas
públicas)podem ser realizadas visitas mediadas ao Laboratório de
'Informática' durante as aulas de outras disciplinas ou ainda no contra
turno ao que o aluno é matriculado. Geralmente, os Laboratórios de
Informática nas escolas possuem um profissional docente responsável,
mas dependendo do local pode-se contar com profissionais formados na
área de TI.
Embora muitas escolas possuam essas tecnologias disponíveis, as
mesmas muitas vezes não são utilizadas no potencial que deveriam,
ficando muitas vezes os Laboratórios/Salas de Informática trancadas por
falta de profissionais habilitados para atuarem na gerência, supervisão,
orientação e manutenção das máquinas, assim como por falta de
capacitação de alguns docentes para o conhecimento das potencialidades
que este recurso pode agregar nas atividades em sala de aula.
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